terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Olá, hoje venho desabafar um pouco!
Já estamos no final de Janeiro de 2013 e não vejo prosperidade em Portugal! A pouca esperança que existe é sufocada por mercenários de nenhum valor. Em meio a tantos exemplos de tentativa de sobrevivência cito o meu : Trabalhei durante 12 meses em uma empresa do setor da restauração aqui de Lisboa, na qual desempenhava todos os cargos imagináveis desde a abertura ao fecho da loja, passei a gozar de apenas uma folga (quando era explícito no meu contrato que teria direito a duas folgas semanais), e nem sequer tiveram a dignidade de pagarem o subsídio alimentação relativo a minha folga trabalhada! Zero, nenhuma remuneração, nem mesmo direito a alimentação! Tive minhas férias  adiadas sem uma data certa e por imposição do empregador . Dizer o que se o país está no descaso que está? Precisamos sobreviver,e para isso precisamos de um "trabalho". Antes de vencer o ano , pedi para me passarem formalmente a alteração das minhas férias pois também precisamos manter nossa vida (pessoal) organizada, não só nosso local de  trabalho! E sem demora, surge um ogre, denominado chefe, e nas minhas costas, ou melhor na frente dos meus colegas, para reprimir minha posição em requisitar organização, foi dizer que ia me por a andar de patins. Francamente nunca tinha ouvido tal expressão, se calhar porque nunca tinha me cruzado com gestores tão mal formados. Depois entendi o significado, mas não foi apropriado naquela ocasião, ou foi, para sublinhar o baixo nível de preparo do pessoal! Na semana  seguinte, lá veio a chefe do chefe, me trazer a alteração das férias junto com rescisão de contrato ! Ora nem mais! Censurada sem meias palavras , pela suposta chefe do chefe . O argumento?  - "Não temos nada a apontar do seu trabalho, mas questionas a legalidade da empresa..."  Me restou sorrir, palidamente! Uma vez que a senhora em causa, não tem  uma história gloriosa no que diz respeito a recursos humanos . E ainda acrescentou : -"Se quer um conselho, procure não falar sobre legalidades do seu trabalho, pois as coisas não são como nos livros. E quanto as folgas não gozadas, não vá por ai, pois pode ficar queimada na restauração uma vez que Lisboa é pequena e um diz para o outro que és exigente e ninguém vai querer contratá-la!"
Infeliz dessa senhora ! O que ela não sabe, é que hoje, usa da prepotência e da má formação e informação para coagir . Amanhã quem mandou ela fazer comigo e não só, fará com ela !
Não sabia que querer organizar a vida é questionar legalidade da empresa, também não sabia que procurar cumprir o combinado entre a empresa e eu, e assinado por ambos, é motivo para questionar a legalidade da empresa, a menos que essa empresa em causa seja aquele exemplo a não seguir ! Ou melhor, nem devia existir, num mundo tão competitivo, esse tipo de exploração prepotente era para estar extinto, como os dinossauros.
Fui até a ACT , leram meu contrato e a carta de rescisão do mesmo e já me disseram que infelizmente é comum, sugeriram para eu apresentar uma queixa. E caso no dia do pagamento(explícito na carta) , esse não seja efectuado  para chamar a PSP e fazer uma ocorrência.
Na véspera fui informada pelo recursos humanos da "empresa" que meu cheque estaria disponível só no final do mês em causa, ou seja, aquela data estipulada na carta foi meramente formal.
Ai eu pergunto : Que raio de órgão fiscalizador temos em Lisboa que permite empresas explorarem seus empregados sem qualquer higiene e segurança ? Esses representantes dessas empresas imperadoras da prepotência  deveriam ser julgados por crime hediondo.
Quem se responsabiliza pelos meus compromissos uma vez que a empresa está preocupada em disfarçar o nome no mercado e não em cumprir com suas obrigações, nomeadamente pagar dignamente seus ex-colaboradores? Vou me queixar a quem ? Faço um vídeo e ponho no youtube ? Se calhar dava jeito, mas baixo como são, ainda viram o jogo e me acusam de difamação. Sim porque a verdade de alguns falsos empresários e/ou gestores vira difamação.
Agora me resta esperar , pois a conta da luz e da água já cá espera uma semana. E os coronéis pousando de gestores brilhantes, só não destacam que nos bastidores, aqueles que suaram para o trabalho dar certo estão sufocados, no limite do desgaste e sem receber o que lhe é seu de direito, sim de D I  R E I T O . Pois não foi a senhora supervisora sem qualquer preparo que me vai tirar o gosto por conhecer diariamente mais e mais sobre direitos e deveres no que quer que seja ! Na estrada, na vida , no trabalho, enfim! Com a ditadura ela impõe na casa dela, com os filhos, o marido e quem a suportar!
Eu sou livre, cumpridora dos meus deveres e defensora dos meus direitos também!
Agora vou andando,
Porque parar é morrer ,
Até breve !












Sem comentários:

Enviar um comentário